ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

31/12/2005 - Mais de duas mil pessoas iniciam aventura de 15 dias no deserto

Maior competição off-road do mundo, o Rali Dakar dará a largada para sua 28ª edição na madrugada deste sábado, em Lisboa. Durante 15 dias, uma caravana de 2.200 pessoas irá percorrer 9.043 quilômetros entre a capital portuguesa e Dakar, no Senegal. São 1.465 competidores, 385 membros da organização, 250 jornalistas e mais 100 pilotos e ajudantes contratados para serviços diversos.
Entre os corredores estarão os pilotos brasileiros Jean Azevedo (moto), Klever Kolberg (carro) e André Azevedo (caminhão), acompanhados pelos navegadores Eduardo Bampi (carro), Maykel Justo e Mira Martinec (caminhão), mais os mecânicos Geraldo Lima (moto) e Ronaldo Pinto (caminhão). Eles farão parte do comboio de 508 veículos competidores - 240 motos, 188 carros e 80 caminhões -, seguidos por outras 240 viaturas de apoio direto.

Para transportar organizadores, jornalistas e todo o tipo de equipamento necessário até os acampamentos montados no deserto, serão utilizados 18 aviões, numa média de 30 vôos diários. Outro meio de transporte valioso é o helicóptero: oito deles estarão disponíveis para a organização, sendo um para acompanhar o trajeto, quatro com equipes de televisão, um com fotógrafos e mais dois tripulados por equipes médicas numa emergência. Mas todos eles podem servir como ambulâncias aéreas.

Além do transporte aéreo, a organização conta com 27 carros e 11 caminhões de assistência. Todo o combustível utilizado para mover esse grande número de máquinas - inclusive os veículos competidores - é de responsabilidade dos organizadores. Eles terão que transportar pelo deserto nada menos que 1,2 milhão de litros de gasolina e diesel, longe de qualquer posto de combustível, o que acaba tornando esse líquido tão precioso quanto a água.

Fonte: www.gazetaesportiva.net

Voltar