ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

31/05/2009 - Russo vence o 92º Giro d'Ítalia

No ano do centenário do Giro d'Italia, o ciclista russo Denis Menchov da equipe holandesa Rabobank, venceu neste Domingo a 92ª edição da prova.

Mas o Contra Relógio Individual da última etapa, disputada nas ruas de Roma, acabou de forma dramática, devido a uma queda do ciclista russo na entrada do último quilômetro da prova. Com 20 de segundos de vantagem na classificação geral sobre o italiano Danilo di Luca da equipe LPR Brakes, na largada para o último dia, Menchov surgia como grande favorito à vitória, até porque é um bom contra-relogista.

No entanto, a chuva acabou por perturbar as contas, mas o excelente tempo que o russo estava cronometrando, e a forma rápida como trocou de bicicleta, permitiu mesmo aumentar a diferença para o italiano, que acabou por concluir o Giro a 41 segundos do Campeão.

Devido à queda, Menchov não pode lutar pela vitória na etapa, concluindo a prova na 10ª colocação, com 24 segundos a mais que o vencedor da "crono", o lituano Ignatas Konovalovas da Cervelo Test Team. Konovalovas cumpriu os 14,4 quilômetros do percurso montado nas ruas da capital italiana em 18 minutos e 42 segundos. Já di Luca fez mais 45 segundos do que o vencedor.

O veterano norte-americano Lance Armstrong da equipe Astana, que regressou nesta temporada às competições, após sua 7ª vitória seguida no Tour de France, foi apenas o 53º no Contra Relógio, fazendo 1m 19s a mais do que Konovalovas.

Conheça as etapas do Giro d'Italia 09

Veja a Classificação Final do Giro d'Italia 09

Conheça todos os vencedores do Giro d'Italia

Voltar