ESPORTES EM NÚMEROS

HOME
ATLETISMO
CICLISMO
DICAS
DIVERSÃO
JOGOS OLÍMPICOS
NATAÇÃO
NOTÍCIAS

NOVOS RECORDES

 

29/07/2005 - Brasileiro de 38 anos conquista dez medalhas no Mundial Master de Natação

Fonte: Gazeta Esportiva.net

Se em Montreal os nadadores brasileiros sofrem para chegar à final de suas provas, em outra cidade canadense um representante nacional subiu ao pódio em dez oportunidades. Hélio Celidônio, 38 anos, conquistou medalhas em todas as provas que disputou nos Jogos Mundiais Masters, realizados em Edmonton.
Ele volta ao Brasil neste sábado, com dois ouros, quatro pratas e quatro bronzes na bagagem. Mas na edição anterior, em Melbourne, Austrália, em 2002, apesar de ter uma medalha a menos no total, Celidônio foi campeão em muito mais provas, oito no total.

Isso leva o nadador a fazer uma análise dura de sua performance em Edmonton. “De forma geral, gostei da minha performance nos Jogos Mundiais, apesar de achar que poderia ter conseguido alguns resultados melhores”, diz. “Meu grande mérito foi ter mantido marcas consistentes nas provas que disputei, o que resultou em medalhas em todas elas.”

A competição deste ano teve início no último dia 22 e, de lá para cá, o brasileiro só teve um dia de folga. Ele fechou sua participação com o título da prova de 2km em águas abertas, nesta quinta-feira, no Sulvan Lake. Nesta disputa, Celidônio, que compete da categoria de 35 a 38 anos, obteve o melhor desempenho entre atletas de todas as faixas etárias: 26min38. A prata ficou com Mark Franklin (28min48), da Grã-Bretanha, e o bronze, com o canadense Karl Felsmann (31min30).

Na quarta-feira, o brasileiro conseguiu duas pratas, nos 200m borboleta (2min23s92) e no revezamento 4x50m livre masculino (24min76).

As outras medalhas foram conquistadas nas seguintes provas: 400m livre (ouro), 100m borboleta (prata), 200m livre (prata), 4x50m medley masculino (bronze), 50m borboleta (bronze), 4x50m medley misto (bronze) e revezamento 4x50m livre misto (bronze).

Voltar