ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

25/12/2005 - Atletas africanos invadem a São Silvestre

A Corrida Internacional de São Silvestre entrou de vez no roteiro dos principais corredores do mundo. Acostumados a invadir as disputas na Europa e nos Estados Unidos, os atletas africanos escolheram o Brasil para fechar a temporada 2005. No dia 31 de dezembro, na 81ª Corrida Internacional de São Silvestre, serão nada menos do que 20 atletas, representando Etiópia, Burundi e Quênia, com qualidade para brigar pelos primeiros lugares nos masculino e feminino da principal prova de rua da América Latina.

Além do atual bicampeão Robert Cheruiyot, 11º no ranking mundial da IAAF, ainda estão confirmados mais dois ‘top 50’ no masculino, Patrick Ivuit (13º) e Salim Kipsang (34º), e uma ‘top 100’ no feminino, Margaret Karie (78ª), como atrações para a 81ª São Silvestre.

Especialmente para a prova do dia 31 estão confirmados, no masculino, os quenianos Patrick Ivuit, bicampeão da Stramilano Half-Marathon em 2000/01 e vice-campeão da Fortis Rotterdan Half-Marathon neste ano; Salim Kipsang, vencedor da Maratona de Paris em 2005; e Wilson Kiprotich, campeão da Stramilano em 2005 e terceiro colocado na Meia Maratona de Lisboa/05; e o etíope naturalizado australiano Sisay Bezabeh, vice-campeão da São Silvestre no ano passado.

Entre as mulheres, os destaques são a etíope Bizunesh Bekele, campeã da Fortis Rotterdan Half-Marathon e integrante da equipe de seu país no Mundial de Ekiden, no Japão; e a queniana Rose Cheruiyot, finalista dos Jogos Olímpicos de Sydney nos 5 mil metros.

Eles irão se juntar aos africanos que já estão competindo no Brasil há dois meses, como os quenianos Lawrence Kiprotich, bicampeão da Volta da Pampulha e vencedor da 10K Rio; Elijah Yator, vencedor da Meia da Bahia; Charles Korir, campeão da SP Classic; Rugut Nahashon, campeão da 39ª Gonzaguinha; Mathew Cheboi, ganhador da Corrida de São Sebastião; John Kiprotich; David Chepkwony; Peter Kiplagat; e Cyrus Karaton, no masculino; Margaret Karie, vencedora da Maratona de São Paulo e da 10K Rio em 2005; Anne Bererwe, campeã da Meia de Toledo e Volta da USP; e Josephine Kimayio, vice na 10 km Círio, no feminino. Anesie Kwizera, do Burundi, campeã da SP Classic e da 39ª Gonzaguinha, completa relação.

Conheça os vencedores da São Silvestre.

Fonte: www.gazetaesportiva.net

Voltar