ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

24/09/2006 - Haile Gebrselassie vence sem dificuldades a Maratona de Berlim

O etíope Haile Gebrselassie venceu na manhã desse domingo (24) a Maratona de Berlim que aconteceu na Alemanha. O atleta esteve perto de marcar o novo recorde mundial da modalidade, pertencente ao queniano Paul Tergat (2h04min55) e obtido nesta mesma maratona em 29 de Setembro de 2003, mas no final da competição ele diminui o ritmo e cruzou a linha de chegada em 2h05min56.

Mas esse tempo foi a melhor marca do Haile e também o recorde de maratona na Etiópia. O principal adversário do campeão era o queniano Sammy Korir. Ambos largaram forte, porém o queniano abandou a competição.

Sem seu principal adversário, Haile liderou a prova praticamente sozinho. O segundo colocado, Gudisa Shentema Kudam, chegou com cinco minutos de diferença, 2h10min43. A terceira posição ficou com o japonês Kurao Umeki em 2h13min43.

Na disputa feminina a campeã foi a também etíope Gete Wami. Essa foi a primeira vez que os etíopes venceram a competição alemã. Gete completou os 42 quilômetros da prova em 2h21min34. A segunda mulher da prova foi a queniana Salina Kosgei (2h23min22). A polonesa Monica Drybulska chegou em terceiro com uma boa diferença da segunda colocada, 2h30min12.

Ao todo cerca de 40 mil pessoas participaram da Maratona de Berlim. A prova faz parte do Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (WMM - World Marathon Majors: Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova Iorque). Agora o circuito segue com a Maratona de Chicago, em outubro e Nova York em novembro.

Fonte: LANCEPRESS!

Voltar