ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

24/07/2011 - Tour de France: Cadel Evans vence a 98ª edição do Tour

A última etapa da Volta da França 2011 foi realizada neste domingo, com a chegada de Creteil a Champs-Élysées em Paris. Após 160 quilômetros de disputa, a etapa foi destinada a festejar os campeões desta edição do Tour francês. E se Mark Cavendish venceu o último giro, Cadel Evans confirmou a taça que já havia praticamente garantido no sábado.

Na principal disputa da competição, o australiano Evans (equipe BMC) fez história. Pela primeira vez na história da competição, um atleta da Austrália chegou ao lugar mais alto do pódio em Paris. Evans ainda foi vice-campeão em 2008, quando perdeu a taça para o espanhol Carlos Sastre.

Evans só conseguiu a camisa amarela na 20ª e penúltima etapa do tour, na prova de contra relógio, quando conseguiu tirar uma diferença de 57 segundos e ainda abrir uma vantagem de 1 minuto e 34 segundos para Andy Schleck, o então líder do tour. Andy havia conseguido a camisa amarela na etapa anterior, após superar o francês Thomas Voeckler, que manteve a camisa amarela da 9ª até a 18ª etapa.

A única categoria que ainda estava em disputa era a classificação por pontos. O britânico Cavendish (HTC-Columbia) venceu a 21ª etapa e, na somatória dos pontos, foi o primeiro colocado da classificação geral, conquistando o título.

Com a camiseta branca com bolinhas vermelhas (campeão da Montanha) terminou o espanhol Samuel Sanchéz (Euskatel-Euskadi), atual campeão olímpico. Entre as melhores equipes quem faturou a primeira colocação foi a equipe Garmin-Cervélo - mesma equipe do ciclista brasileiro Murilo Fischer.

Campeão da Volta de 2010, Alberto Contador não esteve com sorte este ano. O ciclista espanhol sofreu vários acidentes e se prejudicou bastante na classificação, tendo que se contentar com a quinta colocação geral. Na segunda e terceira colocação terminaram os irmãos Andy e Frank Schleck. É a terceira vez seguida que Andy Schleck fica com o vice-campeonato.

Veja aqui o resultado final do Tour de France 2011.

Conheça todos os vencedores do Tour de France.

Voltar