ESPORTES EM NÚMEROS

HOME
ATLETISMO
CICLISMO
DICAS
DIVERSÃO
JOGOS OLÍMPICOS
NATAÇÃO
NOTÍCIAS

NOVOS RECORDES

 

24/07/2005 - Tour: Lance Armstrong vence pela 7ª vez consecutiva o Tour de France

Após 21 etapas em 3.607,5 Km, num total de 86h 15' 02", e com uma velocidade média de 41.654 Km/h, o americano Lance Armstrong encerrou neste domingo a sua carreira da forma como ficou habituado nos últimos anos: com o título na Volta da França. Foi a sétima conquista consecutiva do americano na prova mais importante do circuito mundial. Na última etapa da competição, que teve a sua chegada em Paris, Armstrong apenas controlou a enorme vantagem que tinha sobre o vice-líder Ivan Basso e chegou no meio do pelotão, na 118ª posição.

Como nos anos anteriores, Lance Armstrong construiu a conquista através de sua especialidade: as etapas de montanha e de contra-relógio. Neste ano, apesar de não vencer nenhuma etapa de montanha, sempre esteve na frente de seus principais competidores nas subidas e no contra-relógio, Armstrong foi o segundo colocado no primeiro e venceu os outros dois estágios deste tipo, um por equipes e outro individual. Com isso, bastou a ele administrar a diferença em relação aos adversários nas montanhas. No fim, o ciclista da equipe Discovery Channel ficou com 4min40s de frente para Basso.

O vencedor do estágio derradeiro, de 144,5 quilômetros com chegada na Avenue des Champs Elysees, foi o cazaque Alexandre Vinokourov, da equipe T-Mobile, a vencedora por equipes. Vinokourov levou a melhor no duelo com o australiano Brad McGee (Française Des Jeux) e o suíço Fabian Cancellara (Fassa Bortolo) após conseguir uma escapada no último quilômetro.

Com o término do Tour de France, os vencedores por categoria foram:

Maillot jaune ( geral): Lance Armstrong (USA)
Maillot vert (sprinter - pontos):
Thor Hushovd (NOR)
Maillot
à pois (Rei da Montanha): Mickael Rasmussen (DIN)
Maillot blanc (melhor jovem): Yaroslav Popovych (UCR)

Classificação Final do Tour de France 2005

Veja os resultados das etapas do Tour de France 2005.

Saiba mais sobre o Tour de France.

Voltar