ESPORTES EM NÚMEROS

HOME
ATLETISMO
CICLISMO
DICAS
DIVERSÃO
JOGOS OLÍMPICOS
NATAÇÃO
NOTÍCIAS

NOVOS RECORDES

 

23/08/2005 - Lance Armstrong e o doping: 7 anos de suspeitas

O americano LANCE ARMSTRONG, acusado de ter utilizado eritropoietina (EPO) durante o Tour de France de 1999, sempre foi alvo de acusações ou suspeitas de doping, desde sua incrível ascensão no ciclismo mundial. Confira:

Positivo em um controle

Desde seu primeiro Tour vitorioso, ARMSTRONG acusou positivo em um corticóide sintético. Foi absolvido depois de afirmar que usou por erro uma pomada para tratar de uma dor.

Mas seu domínio nas corridas levanta outras suspeitas e surgem interrogações sobre os vínculos entre seu tratamento contra o câncer e seu rendimento.

Depois, ARMSTRONG sofreu dezenas de controles ao longo de toda sua carreira, todos eles negativos.

Michele Ferrari

A revelação, em 2001, da estreita relação de ARMSTRONG com o italiano MICHELE FERRARI desde 1996, volta a levantar perguntas. FERRARI é um médico sobre quem pesam suspeitas de ter administrado EPO em vários atletas.

Em 2004, quando foi condenado pela justiça italiana a um ano de prisão com sursis por fraude esportiva, ARMSTRONG reiterou a ele sua solidariedade e o descreveu como "um velho amigo e um conselheiro que nunca sugeriu, prescreveu ou proporcionou substâncias dopantes".

Confidências

Em junho de 2004, dois jornalistas publicam uma obra de investigação intitulada "L.A. Confidencial", no qual EMMA O'REILLY, ex-massagista do campeão, o acusa de ter se dopado.

O americano denuncia o editor e os autores do livro, mas EMMA O'REILLY, interrogada pela brigada de entorpecentes da polícia de Paris, confirma suas acusações.

Rancores

MIKE ANDERSON, um antigo assistente de ARMSTRONG, despedido pelo campeão, assegura ante à justiça americana que, no início de 2004, encontrou no banheiro do corredor uma caixa de androsterona, um anabolizante androgênico esteróide.

ARMSTRONG denunciou seu acusador.

Greg Lemond

Em 15 de julho de 2004, em pleno Tour de France, o ex-campeão americano GREG LEMOND concede uma explosiva entrevista ao jornal Le Monde. Nela afirma: "Lance está disposto a fazer o que for preciso para guardar seu segredo. Mas não sei como poderá continuar convencendo a todo mundo de sua inocência. O problema com o Lance é que não se pode falar com ele. Para ele, ou você é um mentiroso ou tenta destruir o ciclismo".

EPO

Neste 23 de agosto de 2005, o jornal L'Equipe publica os resultados de análises realizadas em 2004 com amostras de urina tiradas de ARMSTRONG durante o Tour de France de 1999.

Seis delas revelam a presença de EPO no organismo do sete vezes campeão do Tour de France.

Fonte: UOL

Voltar