ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

21/09/2008 - Alberto Contador vence a 63ª Vuelta a España

O espanhol ALBERTO CONTADOR da equipe Astana conquistou a sua primeira Vuelta, tornando-se o quinto ciclista da história da modalidade a vencer as “Três Grandes”:
Giro d’Italia, Tour de France e Vuelta a España.

Em 14 meses, CONTADOR venceu o Tour (2007), Giro (2008), e Vuelta (2008), tornando-se o mais jovem ciclista a ter vencido as três Grandes Voltas. Os outros quatro foram JACQUES ANQUETIL, EDDY MERCKX, FELICE GIMONDI e BENARD HINAULT.

O Prêmio de Montanha ficou nos ombros do francês DAVID MONCOUTIÉ da equipe Cofidis, que conseguiu a melhor apresentação de sua carreira em Grandes Voltas, tendo terminado ainda na 8ª posição da classificação geral.

A Camisa mais ambicionada, a Ouro, ficou nos ombros de CONTADOR. LEVI LEIPHEIMER da Astana ficou em segundo lugar, chegando novamente muito perto da sua grande vitória. Mesmo tendo vencido duas etapas, o norte-americano ficou novamente a menos de 1 minuto do lugar mais alto do pódio de uma Grande Volta. O espanhol CARLOS SASTRE do Team CSC-Saxo Bank provou a sua super regularidade, acabando no terceiro lugar, depois do título no Tour de France a menos de 2 meses. O também espanhol EZEQUIEL MOSQUERA da equipe continental Xacobeo-Galicia, terminou no quarto lugar, à frente do duo da Caisse d'Epargne formado por ALEJANDRO VALVERDE e JOAQUÍN RODRÍGUEZ. VALVERDE foi 2º em 2006, 3º em 2003, 4º em 2004, e é agora o 5º classificado. A Caisse d'Epargne foi a campeã por equipes.

Terminou assim uma Vuelta que teve algumas etapas interessantes e muitos dias “mortos”, mantendo a tradição de um pelotão com poucos líderes e com várias estrelas participando da competição apenas para se prepararem para o Campeonato Mundial, como os italianos PAOLO BETTINI da Quick Step, e DAVIDE REBELLIN da Gerolsteiner, além do belga PHILIPPE GILBERT da Française de Jeux, entre outros.

Saiba mais sobre a Vuelta a España 2008.

Conheça os vencedores da Vuelta a España.

Fonte: ss.esp.br

Voltar