ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

20/05/2007 - Jadel quebra recorde histórico de João do Pulo e Keila faz melhor salto do mundo em Belém

Jadel Gregório quebrou neste domingo o recorde sul-americano do salto triplo, que pertencia a João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que em 1975 saltou 17,89m na Cidade do México. Jadel superou a marca em um centímetro no GP do Brasil, em Belém, e cravou 17,90m. O recorde mundial pertence ao britânico Jonathan Edwards, com 18,29m.

O melhor salto de Jadel foi conseguido na quinta tentativa, quando ele já liderava a prova e já havia feito a melhor marca do mundo em 2007, com 17,66m. Assim, ele deixou para trás o concorrente direto em Belém, o cubano Osniel Tosca, que tinha 17,52m e desta vez ficou com a prata, com 17,35m. Na terceira colocação, Leonardo dos Santos (16,75m) ultrapassou o atual campeã pan-americano, Yoandri Betanzos (CUB), que não foi bem e ficou com 16,73m.

Logo após o salto do recorde, a prova teve que ser paralizada por alguns momentos, uma vez que Jadel deu uma volta olímpica, comemorando com o público e empunhando as bandeiras do Brasil e do Pará. O campeão ainda tentou melhor no seu sexto salto, mas queimou a última tentativa.

Brasileira supera marca de norte-americana ao saltar 6,88m neste domingo

Keila Costa deu mais um passo rumo ao Pan-Americano do Rio neste domingo ao fazer a melhor marca do mundo no salto em distância em 2007. A pernambucana, que já havia conseguido o segundo melhor salto este ano na vitória do GP de Fortaleza, conquistou o ouro em sua última tentativa no GP Brasil realizado em Belém (PA), quando cravou 6,88m. Com isso, Keila, que já superou a companheira de treinos Maurren Maggi (6,76m), ultrapassou a então líder Akiba McKinney, dos Estados Unidos, que fez 6,82m em abril.

Fonte: LANCENET

Voltar