ESPORTES EM NÚMEROS

HOME ATLETISMO CICLISMO DICAS DIVERSÃO JOGOS OLÍMPICOS NATAÇÃO NOTÍCIAS NOVOS RECORDES

19/04/2005 - Campeão Olímpico de ciclismo é suspenso por dois anos

O campeão olímpico Tyler Hamilton foi suspenso por dois anos por doping. Ouro na disputa contra-relógio do torneio de ciclismo das Olimpíadas de Atenas, o norte-americano foi pego em teste que apontou uma transfusão sangüínea, feita para burlar o controle antidoping. A punição foi anunciada na segunda-feira (18/04), pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA).

Ele recebeu a pena máxima para quem comete a infração pela primeira vez, e agora tem um prazo de 20 dias para apelar da decisão à Corte de Arbitragem do Esporte, em Lausane, na Suíça. Hamilton foi pego em exame realizado durante a Volta da Espanha, em setembro do ano passado, e todos os seus resultados desde então foram cancelados.

O ciclista já estava sob suspeita desde as Olimpíadas de Atenas, quando também teve um resultado positivo, pelo mesmo motivo, em teste realizado no dia 18 de agosto. Contudo, pôde ficar com sua medalha porque o resultado da contraprova foi considerado 'não-conclusivo', uma vez que a amostra B foi danificada depois de ter sido congelada.

Esta é a primeira vez que a USADA pune um atleta por transfusão. Ela permite que o esportista aumente a oxigenação sangüínea, ganhando força aeróbia e resistência.

Hamilton sempre negou a trapaça, mas foi demitido pela Phonak em novembro, depois que a equipe foi impedida de disputar grandes eventos pela União Internacional de Ciclismo. Outros dois atletas do time haviam sido pegos em exames.

Fonte: Gazeta Esportiva (www.gazetaesportiva.net)