ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

18/07/2006 - Tour de France: Luxemburguês vence etapa e Landis lidera

O ciclista luxemburguês FRANK SCHLECK da equipe dinamarquesa CSC, venceu nesta terça-feira 18 de julho, a 15ª etapa do Tour de France 2006, enquanto o americano FLOYD LANDIS da Phonak recuperou a Camisa Amarela de líder da competição.

A etapa foi a primeira de 3 jornadas de alta montanha junto aos Alpes, com percurso de 187 Km entre as localidades de Gap e Alpe d'Huez. FRANK SCHLECK, vencedor da clássica Amstel Gold Race deste ano, foi um dos poucos "sobreviventes" de uma longa fuga iniciada nos primeiros quilômetros da etapa.

A fuga foi inicialmente composta por 25 ciclistas, que paulatinamente foram sendo "engolidos" pelas montanhas. A definição da etapa acabou acontecendo na última escalada do dia, o mítico L'Alpe d'Huez. Ao pé da montanha de categoria Especial, a fuga estava reduzida a 15 ciclistas, que tinham 3m 50s de vantagem do pelotão principal, onde estavam todos candidatos ao título, inclusive o Camisa Amarela OSCAR PEREIRO da equipe Caisse d'Epargne. Com a chegada das duras rampas do L'Alpe d'Huez, tanto o grupo da fuga, como o pelotão principal, acabou sendo dizimados, sendo formados pequenos "grupetos". A frente, o italiano DAMIANO CUNEGO da equipe Lampre atacava e levava com ele FRANK SCHLECK da CSC. Atrás, o alemão ANDREAS KLODEN da equipe T-Mobile forçava o ritmo, levando com ele o americano FLOYD LANDIS da Phonak, o espanhol CARLOS SASTRE da CSC, e o também americano LEVI LEIPHEIMER da Gerolsteiner.

Neste momento faltando 6 Km para a chegada, o australiano CADEL EVANS da equipe Davitamon estava em dificuldade, assim como o russo DENIS MENCHOV da Rabobank. O Camisa Amarela OSCAR PEREIRO já perdia cerca de 3 minutos para a dupla líder.

A 2 Km da chegada FRANK SCHLECK ataca. DAMIANO CUNEGO não consegue acompanhar o luxemburguês. SCHLECK mantém o forte ritmo até a linha de chegada vencendo a etapa. CUNEGO é o 2ª e STEFANO GARZELLI, outro remanescente da "fuga do dia" chega na 3ª colocação.

FLOYD LANDIS chega na 4ª colocação, e com OSCAR PEREIRO perdendo 2m 49s, acaba assumindo novamente a liderança da classificação geral. Com falta de ar, o atual Campeão Mundial de Estrada, TOM BOONEN, abandonou a disputa do Tour de France a 59 quilômetros da linha de chegada desta 15ª etapa.

Acompanhe aqui os resultados das etapas do Tour de France 06

Fonte: ss.esp.br

Voltar