ESPORTES EM NÚMEROS

HOME ATLETISMO CICLISMO DICAS DIVERSÃO JOGOS OLÍMPICOS NATAÇÃO NOTÍCIAS NOVOS RECORDES

18/04/2005 - Lance Armstrong anuncia sua aposentadoria

Armstrong

O ciclista norte-americano Lance Armstrong, recordista de vitórias no Tour de France com 6 títulos consecutivos (1999 à 2004)  vai se retirar do ciclismo profissional após o Tour de France deste ano, que será disputado entre 2 e 24 de Julho.

 

O Texano de 33 anos vai tentar sua 7ª vitória consecutiva na prova. Antes de Armstrong, o recorde de vitórias consecutivas no Tour de France pertencia ao Espanhol Miguel Indurain, com 5 vitórias. Além de Lance e Indurain somente o Belga Eddy Merckx e os Franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault venceram o Tour de France por 5 vezes.

 

As 6 vitórias consecutivas de Armstrong juntamente com sua recuperação de um câncer nos testículos, fez dele um superstar no esporte e uma celebridade internacional.

 

As especulações sobre a aposentadoria de Armstrong cresceram quando em uma entrevista a poucos meses disse que gostaria de passar mais tempo com seus 3 filhos e em sua campanha contra o câncer.

 

Armstrong disse que está "100% compremetido" com sua decisão de se retirar do ciclismo profissional e não participará de nenhuma outra prova depois de 24 de Julho, quando termina o Tour de France.

 

O anúncio de sua aposentadoria veio na véspera da defesa de seu título de campeão do Tour de Georgia, uma prova de 6 dias de duração e 1.036 Km que se inicia nesta Terça-Feira, 19/04.

 

"Eu tive a felicidade de vencer 6 vezes. Posso ganhar de novo ? Não tenho certeza, mas vou tentar", ele falou. "É minha ambição vencer e também parte do meu trabalho é vencer."

 

Principais Vitórias de Armstrong
1993 USPro Championship; World Championships
1995 Clasica San Sebastian
1999 Tour de France
2000 Tour de France
2001 Tour de France; Tour de Suisse
2002 Criterium du Dauphine Libere; Tour de France
2003 Criterium du Dauphine Libere; Tour de France
2004 Tour de France

 

 

Leia mais sobre o Tour de France e Lance Armstrong.