ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

17/09/2006 - Vuelta a España: Cazaquistanês é o Campeão da 61ª edição

O ciclista cazaquistanês ALEXANDRE VINOKOUROV da equipe Astana, confirmou neste Domingo 17 de setembro o título de Campeão da 61ª edição da Vuelta a España, seu primeiro título em uma “Grande Volta”.

VINOKOUROV largou para a 21ª e última etapa do evento com o triunfo já assegurado, após ter vencido no sábado dia 16, a última Contra Relógio Individual da competição, disputada na distância de 27,5 Km, entre as localidades de Rivas Futura e Rivas Vaciamadrid. O ciclista da Astana, que estava comemorando seu 33º aniversário, superou na “crono” o espanhol SAMUEL SÁNCHEZ da equipe Euskaltel por 6 segundos, e por 19s o também espanhol ALEJANDRO VALVERDE da Caisse d'Epargne, seu principal perseguidor na classificação geral. VINOKOUROV conquistou assim sua terceira vitória em etapas desta Vuelta (8ª, 9ª e 20ª), mostrando que realmente era o ciclista mais preparado e regular da competição.

Assim como ocorre nas demais “Grandes Voltas”, Giro d’Italia e Tour de France, a Vuelta a España reserva a última etapa da competição para celebrar o Campeão. A 21ª e última etapa da Vuelta foi disputada em uma etapa plana de 142,2 Km, com largada e chegada em Madri.

A etapa acabou sendo decidida no "sprint" final, onde o veterano velocista alemão ERIK ZABEL da equipe Milram, superou o norueguês THOR HUSHOVD da equipe francesa Credit Agricole, e o suíço AURÉLIEN CLERC da Phonak, respectivamente 2° e 3° colocados.

Veja aqui a classificação final e os resultados de todas as etapas da Vuelta 06.

Fonte: ss.esp.br

Voltar