ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

16/04/2007 - Lidiya Grigoryeva e Cheruiyot vencem a 111ª Maratona de Boston

A Maratona de Boston aconteceu na manhã dessa segunda-feira, nos Estados Unidos e abriu a temporada 2007 do Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (WMM: Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York). A atleta russa, Lidiya Grigoryeva, venceu a competição no feminino enquanto na categoria masculina a vitória foi para Robert Cheruiyot.

Ao todo cerca de 20 mil pessoas participaram da prova que esse ano teve largada antecipada, às 10h. O clima de Boston estava frio e o vento atrapalhou um pouco o desempenho dos atletas. A prova começou em Hopinkton e seguiu até a cidade de Boston pela rodovia 135. Durante o percurso os atletas foram acompanhados pelo rio Charles.

A briga feminina pelo pódio foi acirrada. Até o quilômetro 25 Jelena Prokopcuka, bicampeã de Nova York, liderou a prova, porém, a mexicana Madai Perez e a russa Lidiya Grigoryeva alcançaram Jelena e apertaram o ritmo. No final da prova Lidiya conseguiu se desvencilhar das duas adversárias e foi livre para o sprint final.

A russa completou a prova no tempo de 2h29min18. Lidiya já venceu a Maratona de Paris em 2005 e agora integra o ranking do Circuito WMM. O segundo lugar ficou para Jelena Prokopcuka, 2h29min58, seguida por Madai Perez.

A disputa masculina também foi acirrada. Até o quilômetro 25 dois atletas do Quênia lideraram a prova, mas ambos eram considerados coelhos da competição. Os dois não agüentaram o forte ritmo e ficaram para trás. Assim o segundo pelotão tomou a dianteira, e Stephan Biwott apertou o ritmo.

Mas o queniano Robert Cheruiyot garantiu o favoritismo e o tricampeonato de Boston. Ele completou a prova no tempo de 2h14min13, o pior tempo nos últimos 30 anos, diferente de 2006, na qual fez melhor marca com 2h07min14. Bicampeão da São Silvestre e campeão 2006 de Chicago, ele lidera o ranking do Circuito WMM, que no final do ano premia os melhores atletas com um milhão de dólares.

O queniano James Kwambai ficou em segundo com 2h14min33 e o terceiro lugar foi para Stephan Kiogora. A próxima etapa da do Circuito WMM é no próximo fim de semana na Maratona de Londres. Depois o WMM volta no segundo semestre com as maratonas de Berlim, Chicago e Nova York.

Conheça os vencedores da Maratona de Boston desde 1897

Fonte: Lancenet

Voltar