ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

14/07/2008 - Tour: Saunier Duval faz dobradinha na 10ª etapa

No dia nacional de França a alta Montanha finalmente chegou ao Tour de France 2008.

A 10ª etapa é um dos momentos chaves desta 95ª edição do Tour de France. Com passagem pelo Col du Tourmalet com seus 2.115 metros de altitude, e chegada no Hautacam, estes curtos 156 quilômetros são considerados dos mais intensos da "Grand Boucle" deste ano, com duas escaladas de Categoria Especial, ambas com mais de 14 quilômetros de extensão, e com inclinação média acima dos 7%.

Na segunda jornada junto as Montanhas dos Pirinéus o ciclista italiano LEONARDO PIEPOLI da equipe Saunier Duval foi o vencedor e sua equipe conquistou sua terceira vitória nesta 95ª edição do Tour, a segunda consecutiva. O time do brasileiro LUCIANO PAGLIARINI, que este ano não está competindo na França, conquistou ainda a 2ª colocação da etapa, com o espanhol JUAN JOSÉ COBO.

A dupla da Saunier Duval atacou nos primeiros quilômetros da última escalada da jornada, o Hautacam de categoria Especial, levando junto o luxemburguês FRANK SCHLECK do Team CSC-Saxo Bank, que acabou ficando para trás nos últimos metros, e perdeu a chance de assumir a liderança da classificação geral do Tour por apenas 1 segundo.

O primeiro grupo perseguidor onde estavam os principais nomes da competição, como CADEL EVANS da Silence-Lotto, CARLOS SASTRE da CSC e DENIS MENCHOV da Rabobank, chegou com um atraso de 2m 17s. Neste grupo também estava uma das surpresas deste Tour 2008, o americano CHRISTIAN VANDE VELDE do Team Garmin, que com o resultado assumiu a 3ª colocação da classificação geral.

O Camisa Amarela KIM KIRCHEN do Team Columbia, que sofreu nas duas escaladas de categoria Especial da etapa, chegou na 15ª colocação a 4m 19s do vencedor, perdendo assim a liderança da competição para o australiano CADEL EVANS.

Destaque negativo da jornada para as péssimas atuações do italiano DAMIANO CUNEGO da equipe Lampre e do espanhol ALEJANDRO VALVERDE da Caisse d'Epargne, que perderam quase 6 minutos, e deram adeus ao título do Tour de France 2008.

O brasileiro MURILO FISCHER da equipe italiana Liquigas, completou a etapa de Montanha junto ao pelotão dos velocistas, a mais de 33 minutos de LEONARDO PIEPOLI.

Acompanhe o Tour de France 08

Saiba mais sobre o Tour de France

Fonte: ss.esp.br

Voltar