ESPORTES EM NÚMEROS

HOME ATLETISMO CICLISMO DICAS DIVERSÃO JOGOS OLÍMPICOS NATAÇÃO NOTÍCIAS NOVOS RECORDES

08/05/2005 - Italiano vence a 1ª Etapa do Giro d'Italia

Fonte: Agência Folha

O campeão olímpico Paolo Bettini conquistou, neste domingo, a vitória da primeira etapa da Volta da Itália, competição que teve início no sábado, com a realização de um prólogo. O percurso deste domingo levou os ciclistas de Reggio Calábria a Tropea.

Bettini só atacou os líderes no último quilômetro, na rampa que levava à linha de chegada, cruzando-a apenas três segundos à frente do australiano Robbie McEwen, o segundo colocado, precedendo o pelotão de trás que trazia o italiano Alessandro Petacchi e outro australiano Baden Cooke.

Aos 31 anos, Bettini conquistou sua primeira vitória na temporada, após diversas semanas lesionado. O ciclista da Toscana também ficou na frente pela primeira vez na Volta italiana, que não disputa há alguns anos.

Na etapa deste domingo, quando foram percorridos 208 quilômetros, quatro ciclistas distanciaram-se dos demais, chegando a liderar com 11 minutos de vantagem, antes do re-agrupamento geral faltando 12 quilômetros para o final.

O italiano Ivan Basso, vítima de um corte no pelotão final, perdeu cinco segundos em relação aos líderes. Na classificação geral Bettini é o líder, seguido de McEwen 12 segundos atrás e de Petacchi, por 14 segundos.

 

O Giro d'Italia continua amanhã em um percurso plano de 182 Km entre Catanzaro Lido e Santa Maria del Cedro, excelente para os sprinters.

 

Conheça as etapas do Giro d'Italia. Saiba mais sobre o Giro d'Italia.