ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

05/07/2008 - Terá início hoje a 95ª edição do Tour de France

Terá início hoje na cidade de Brest, noroeste da França, a 95ª edição do Tour de France, a maior competição ciclística do mundo. Serão 21 etapas até o dia 27 de Julho, num total de 3.559,5 km.

As 21 etapas terão o seguinte perfil:

> 10 etapas no plano
> 5 etapas de montanha
> 4 etapas de montanhas médias
> 2 etapas de contra-relógio individual

Confira os candidatos à vitória na classificação geral individual, que vestirá a cobiçada Camisa Amarela:

Cadel Evans (AUS) Silence-Lotto
Talvez seja o principal favorito. Foi oitavo em 2005, quinto em 2006 e segundo em 2007. Seu grande problema é que este ano o percurso tem poucos quilômetros de Contra Relógio, onde geralmente ganha tempo dos concorrentes diretos. Além disto, apesar de ser oriundo do Mountain Bike, o australiano ainda não se mostrou capaz de ganhar tempo dos rivais na Montanha.

Alejandro Valverde (ESP) Caisse d'Epargne
Outro dos grandes candidatos a suceder seu compatriota ALBERTO CONTADOR. As lesões só lhe deixaram terminar um Tour de France, o de 2007, onde esteve em grande nível nas etapas junto aos Alpes. Na terceira semana não conseguiu manter o nível e terminou em sexto lugar.

Damiano Cunego (ITA) Lampre
Nunca terminou um Tour de France entre os dez primeiros, mas já venceu a classificação da Juventude (Camisa Branca) da competição francesa, e um Giro d’Italia, onde também já foi quarto e quinto. O ataque ao Tour de France é o próximo objetivo do italiano, e a vitória é neste ano é uma forte possibilidade.

Denis Menchov (RUS) Rabobank
Já venceu duas edições da Vuelta a España, e já foi o melhor jovem do Tour de France. É um bom contra-relogista. É um dos mais fortes candidatos à vitória, como era para a edição do ano passado, onde teve que trabalhar para o seu colega de equipe Rabobank MICHAEL RASMUSSEN.

Carlos Sastre (ESP) Team CSC-Saxo Bank
Já sabe bem o que é ficar nos dez primeiros e em 2006 foi 3°, depois da desclassificação de FLOYD LANDIS. Também já terminou no pódio da Vuelta a España por duas ocasiões, e este ano poderá sair beneficiado pela reduzida distância total de etapas de Contra Relógio, onde não é um especialista.

Andy Schleck (LUX) Team CSC-Saxo Bank
Depois do segundo lugar no Giro d’Italia de 2007, o seu diretor esportivo decidiu este ano levá-lo ao Tour de France. Em princípio o líder da equipe CSC-Saxo Bank será CARLOS SASTRE, mas se algo ocorrer mal com o espanhol, o mais novo dos irmãos SCHLECK terá a sua oportunidade.

Saiba mais sobre o Tour de France

Voltar