HOME ATLETISMO CICLISMO DICAS DIVERSÃO JOGOS OLÍMPICOS NATAÇÃO NOTÍCIAS NOVOS RECORDES

 

02/02/2005 - Cientistas descobrem novo esteróide


LONDRES. Graças a uma denúncia anônima, cientistas canadenses especializados em controle antidoping descobriram a desoximetil-testosterona (DMT), um segundo esteróide sintético especialmente desenvolvido para ludibriar os exames antidoping.

— Depois da história do THG (tetrahidrogestrinona), este é o segundo esteróide sintético que descobrimos. Acreditamos que tenha sido criado apenas para o doping esportivo — declarou, em teleconferência, Olivier Rabin, diretor científico da Agência Mundial Antidoping, a Wada.

Em 2003, vários atletas de destaque, incluindo a bicampeã mundial Kelli White e o inglês campeão europeu dos 100 metros, Dwain Chambers, foram suspensos depois de comprovado o uso de THG.

Segundo Rabin, a DMT foi descoberta após uma denúncia anônima. Acrescentou que já foi desenvolvido um exame para detectá-la.

— Isso prova que o THG não era único. Essa nova substância foi descoberta muito rapidamente depois do THG. Isto porque aprendemos algumas lições após a descoberta do THG — declarou ele.

Tanto Rabin quanto a diretora do laboratório antidoping de Montreal, Christiane Ayotte, informaram que não há provas de que a DMT tenha sido utilizada por atletas.

O objetivo da DMT seria o de dar ao atleta, artificialmente, maior força e resistência.

— O THG era uma modificação da gestrinona, por uma reação simples. Mas neste caso sabemos, porque reproduzimos exatamente a maneira pela qual eles fabricaram este produto, que ele tem um nível de sofisticação que nós não tínhamos visto antes. Agora há químicos com um suporte muito grande, ajudando estas pessoas a distribuir estas substâncias aos atletas — comentou ela, acrescentando que várias ampolas com o produto foram apreendidas.
 

 

Fonte: Jornal "O Globo" de 02/02/2005

 

Voltar