ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

MARATONA

Prova disputada na distância de 42.195 m que foi transformada em corrida nas Olimpíadas de Atenas de 1896, sendo vencida pelo grego Spiridon Louis com o tempo de 2:58:50.                     

Depois dos Primeiros Jogos Olímpicos de Atenas em 1896, um grupo de Boston que competiu nas olimpíadas pelos Estados Unidos voltou para casa entusiasmado com a corrida da maratona que haviam testemunhado. O resultado deste entusiasmo levou a criação da Maratona de Boston no ano seguinte, que é disputada todos os anos no mês de Abril desde 1897.

Entre os grandes corredores da Maratona podemos destacar o Inglês James Peters, que bateu 4 Recordes Mundiais consecutivos entre 1952 e 1954 e os maratonistas Abebe Bikila (Etiópia), Derek Clayton (Austrália), Khalid Khannouchi (Marrocos) e Haile Gebrselassie (Etiópia), que bateram o Recorde Mundial 2 vezes, e Eliud Kipchoge (Quênia). Bikila quebrou o Recorde correndo descalço nas Olimpíadas de Roma (1960) e repetiu o feito 4 anos depois nas Olimpíadas de Tóquio, só que desta vez calçado. Poucas semanas antes da prova ele havia sido submetido a uma operação de apêndice. O atual melhor tempo da Maratona masculina é do queniano Eliud Kipchoge, com o tempo de 02:01:39, obtido em 16 de Setembro de 2018 em Berlim. Eliud Kipchoge foi também o primeiro maratonista a correr a distância em menos de 2 horas, com o tempo de 1:59:40. O feito foi conseguido em Viena, no dia 12 de Outubro de 2019, mas não foi homologado por não ter sido obtido em uma prova e ter tido um revezamento de "coelhos" para a obtenção deste tempo. 

A primeira Maratona feminina com o aval da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF- International Association of Athletics Federation) foi a Maratona Internacional de Tóquio, disputada em Novembro de 1979. A Maratona Olímpica feminina só foi disputada a partir das Olimpíadas de Los Angeles de 1984, e foi vencida pela americana Joan Benoit, com o tempo de 2:24:52. Os destaques entre as mulheres são a norueguesa Greta Weitz, que quebrou o Recorde Mundial por 4 vezes consecutivas entre 1978 e 1983,  e as maratonistas Chantal Langlace (Alemanha), Jacqueline Hansen (USA), Christa Vahlensieck (Alemanha), Joyce Smith (Inglaterra), Tegla Loroupe (Quênia) e mais recentemente Paula Radcliffe (Inglaterra), cada uma com 2 Recordes Mundiais. O atual melhor tempo da Maratona feminina é da queniana Brigid Kosgei, com o tempo de 02:14:04, obtido em 13 de Outubro de 2019 em Chicago.

As Principais Maratonas

 

 

Voltar