ESPORTES EM NÚMEROS

NOVOS RECORDES

 

A importância do alongamento

Fonte: Ana Luiza Machado (Prof. de Educação Física)

 

O alongamento é muito bom para a saúde em geral, a oxigenação dos músculos, dos órgãos, etc... Melhora a amplitude de movimentos nas articulações prevenindo lesões, e o mais importante, fortalece e alonga a musculatura, deixando-a mais forte e mais definida, diluindo os nós das fibras musculares e amaciando-as. Isso tudo, aliado a respiração, que além de ajudar o alongamento aumenta o prazer da prática, amplia a total integração de todo o corpo físico e mental, propiciando um bem estar natural e maravilhoso produzido pelo próprio corpo.

 

É de extrema necessidade, o atleta ou não atleta ter um bom profissional para orientá-lo nos exercícios, pois um alongamento bem direcionado melhora a vida deste indivíduo.

 

Quando penso na palavra alongar lembro de outras, como por exemplo: expandir, crescer, criar volume, ocupar espaço, etc... O alongamento melhora a flexibilidade e a mobilidade, aumentando a sua força, porque alongar-se é criar uma força inteligente a favor do seu próprio corpo.

 

O alongamento combate o encurtamento da musculatura posterior, que acontece com a prática esportiva contínua. O apoio dos pés, que é quem suporta todo o peso do corpo, vai melhorar sensivelmente todo a cadeia posterior que é de natureza mais forte e mais tensa.

 

Através do alongamento vamos possibilitar que outros músculos não tão fortes trabalhem, e com isso eles vão se fortalecer ganhando tonicidade e harmonia . Os músculos mais fortes vão ceder lugar para os menos fortes, que a princípio parecem um pouco flácidos, pois estavam há muito sem nenhum trabalho. Toda a coluna, as pernas, os pés, vão ficar muito mais confortáveis com essas mudanças que vão ocorrendo naturalmente nesse processo de alongamento da musculatura posterior. Conclusão, através das conquistas estabelecidas no seu próprio corpo com  sua dedicação o indivíduo vai se sentir apto para conquistas diversas na sua vida pessoal .

 

Falando em corpo humano, as peças são únicas: não existe reposição, não estão à venda novas articulações de joelhos ou ombros. Só nós sabemos a respeito do nosso corpo, aonde dói, até aonde podemos ir. Tudo parte de nós, somos únicos, ninguém é igual ao outro, e com isso os movimentos também são diferentes, pois cada um pratica do seu jeito respeitando as angulações necessárias que um bom profissional deverá orientá-lo com muita segurança.

 

A única coisa que realmente temos é o nosso corpo. É dele que vem a dor e o prazer, é nele que construímos tudo em nossa volta, é a partir dele que enxergamos o mundo. Tudo passa primeiro pelo nosso mundo interno, para depois expandir-se para o mundo externo. Tenho certeza que um bom alongamento com um bom profissional pode ajudar muito para sermos mais felizes, pois o alongamento vai ajudar na auto estima, na criatividade, na integração com seu corpo e com a vida, porque o movimento antes de ser feito é desenhado em nosso cérebro para depois sair como uma forma, parte de dentro para fora. É uma produção  totalmente individual, independente e intelectual porque depende de como você entendeu a explicação que foi dada para a execução do movimento. 

 

Voltar